terça-feira, 10 de maio de 2011

Homilía do dia

No texto de ontem, João terminava com a resposta de Jesus: “Deus quer que vocês creiam n’Aquele que Ele enviou!” Apesar do milagre da multiplicação dos pães e de tantos outros sinais, ainda assim o povo O interroga: Que milagre o Senhor vai fazer, para que possamos ver e crer em Ti? O que é que o Senhor pode fazer? Os nossos antepassados comeram o maná no deserto, como dizem as Sagradas Escrituras: “Do céu ele deu pão para eles comerem.” Diante desta atitude chegamos à conclusão de que, mesmo pedindo a Jesus pão do Céu, a multidão não desejava mais que pão terreno para esta vida e para a fome daqui.
Essa não seria, muitas vezes, também a nossa atitude diante de Jesus? Quando vamos à Santa Missa, quando rezamos em nosso grupo de oração, em casa, na Adoração ao Santíssimo, no Terço, o que pedimos a Deus por intermédio de Jesus? Pão do céu ou terreno?
Quando o Senhor nos chama a fazer qualquer coisa de grande novidade, nasce sempre em nós alguma resistência, desviando nossa atenção para não assumirmos o risco que isso implica. E então resmungamos, reclamamos e pedimos que Ele dê provas da Sua ação em nossa vida: Que milagre vai fazer para a gente ver e crer no Senhor? O que o Senhor pode fazer?
Mas Jesus não se assusta diante disso. Ele nos conduz pacientemente a colher e a gostar da beleza e do “pouco” que Ele sempre nos oferece. É como se dissesse: “É verdade que Moisés recebeu grandes dons, mas aquilo que o Pai vos quer dar agora, em Mim, é infinitamente maior. Trata-se do pão que Deus dá. Do pão que desce do Céu e dá vida ao mundo”.
Jesus revela em nós o desejo interior de recebermos o Seu dom, ainda que não compreendamos o fim e a profundidade do seu conteúdo e das suas implicações. É o que acontece na Eucaristia: se nos aproximamos dela para nosso alimento, não é porque a compreendamos totalmente, mas só porque o Senhor nos fez descobrir que, nela, Ele nos dá o Seu amor.
Ele próprio diz: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede. E o pão de Deus é o que desce do Céu para dar a vida ao mundo.
Meu irmão, minha irmã, apesar da minha e da sua vida estarem sujeita a tantas fomes e misérias, apesar de muita gente não querer ouvir falar de uma vida melhor além desta, eu te convido a pedir ao Senhor não o pão deste mundo, mas o pão que desceu do Céu e, sobretudo, a dizer como o salmista: “Em vossas mãos, Senhor, entrego a minha vida” aqui, em troca desta.
Padre Bantu Mendonça

quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Evangelho aos olhos de um leigo

Evangelho (João 3,31-36)

Quinta-Feira, 5 de Maio de 2011
2ª Semana da Páscoa



A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


31
“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida.
35
O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
  
  Cremos que Jesus é Deus, que Ele é um com o Pai e o Espírito Santo e que se fez homem habitou entre nós para nos comunicar a salvação, morreu na cruz para oferecer-se em sacrifício e firmar a nova e eterna aliança com a humanidade através de Seu Sangue Redentor derramado por muitos para a remissão dos pecados, pois só livres do pecado podemos subir ao céu. Jesus comunicou-nos a realidade Divina pois Ele é o próprio Deus, mas as pessoas presas às realidades terrenas o rejeitaram, rejeitando assim o próprio Deus. Creio que a humanidade ainda continua presa às coisas terrenas, tudo é decidido ignorando-se a realidade divina, como se Deus não existisse, como se Jesus fosse apenas um mito, ou até como se fosse apenas mais um homem como tantos outros, para alguns um revolucionário, há poucos que crêem que Jesus é Deus que se fez homem, morreu e ressuscitou, a fé das pessoas tem raízes razas e por isso essa fé é arrancada com facilidade pelas falsas seitas e pelas tentações que o mundo oferece, em primeiro lugar estão os prazeres da vida, a posição, a situação financeira e Deus só é lembrado nas horas difíceis das perdas e dos revezes da vida, para muitos Jesus é um estorvo e sendo assim é melhor deixá-lo de lado para viver uma vida onde o importante é ser feliz e quando muito ser um cristão superficial, que busca um Deus da prosperidade que não recrimina em nada e dá tudo que se pede e continuando assim presos às coisas terrenas e esquecendo a espiritualidade, esquece-se que a vida não se resume só a esse mundo. E quando passar o nosso tempo aqui, oquê será de nós?Morreu acabou?Isso seria desesperador, todos no seu íntimo querem ir para o céu e refutam a idéia de que quando se morre tudo acaba, mas quem quer fazer por merecer, quem pensa em fazer o que Jesus ensinou sendo que só Ele pode nos ressuscitar?Há uma grande controvérsia aí, querer ir para o céu, mas viver como se só existisse essa vida terrena, é a cultura do tem que aproveitar a vida porque depois que morre acabou, como se o céu não fosse o lugar da verdadeira felicidade, da felicidade que não passa, os sofrimentos e alegrias desse mundo passam, mas o que vem depois não passará. Vamos nos afastando do seio da Igreja, nos afastando de Deus, nos tornando assim suscetíveis as heresias que o mundo prega e entre elas, como disse na homilia de domingo o Pe. Bosco, a pior das heresias é desacreditar da Eucaristía, pois ela é a força da Igreja e o alimento para a alma dos cristãos, é onde Jesus se faz presente de forma excelente, pois podemos nos alimentar do corpo e sangue do Senhor e isso é indispensável para que estejamos unidos à Ele como Ele mesmo nos fala no Evangelho, caindo assim nessa Heresia, nossa alma sofre pela inanição espiritual, não temos força para sermos cristãos num mundo que está cada dia mais paganizado e quando nos damos conta vemos que além de não ter ido adiante em nossa fé, em nossa espiritualidade, acabamos retrocedendo e essa é uma dura constatação para aqueles que talvez à custa de um sofrimento foram curados da cegueira espiritual que estava a matá-los em suas almas, quanto tempo perdemos com todas as coisas do mundo que nunca são capazes de nos preencher o coração e deixamos passar tantas graças que Jesus queria nos dar, tantos momentos que poderiamos estar com Ele, numa Santa Missa, num momento de adoração, rezando o Santo Rosário com Nossa Senhora e infelizmente estávamos perambulando pela escuridão da noite mendigando migalhas de felicidade sem perceber que a verdadeira felicidade estava a nosso pleno alcance. Mas  que bom que nosso Senhor é todo misericórdia e nos dá mais uma chance e mais uma chance de voltar para Ele, Ele quer curar nossa cegueira, mas cuidemos pois uma hora pode ser tarde e não podemos brincar com algo tão sério, nossa alma, o destino dela após terminado nosso tempo aqui na terra será eterno por isso precisamos pensar bem, ser vigilantes pois não sabemos nem o dia nem a hora em que encontraremos o Senhor de forma definitiva. As opções estão aí, continuar com as coisas terrenas como se existisse  apenas a  vida nesse mundo ou crer e permanecer em Jesus que morreu na cruz e ressuscitou, venceu a morte e o pecado para que estando nele  possamos também vencer.Eu quero estar sempre com Jesus e você? 

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Evangelho aos olhos de um leigo

Evangelho (João 3,16-21)

Quarta-Feira, 4 de Maio de 2011
2ª Semana da Páscoa


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


16
Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
19
Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
   O amor e a misericordia do Pai por nós são infinitos, não tratou a humanidade conforme essa merecia, pois essa desde os primórdios se afastou das leis de Deus e já não podia oferecer um sacrifício digno à Ele que fôsse suficiente expiar os pecados dos homens, nem o sacrifício de todos os animais da terra bastariam, por isso Ele enviou Seu Filho, o único capaz de oferecer um sacrifício perfeito, o sacrifício de si mesmo, o cordeiro imaculado, por isso Jesus não veio ao mundo para condenar, mas para pregar a salvação e conquistar com seu sacrifício na cruz méritos para que toda humanidade em todos os tempos pudesse obter através dos méritos de Seu Sangue derramado, o perdão dos pecados. Com o Sangue de Jesus o Pai sela com a humanidade a nova e eterna aliança, é através do Sangue de Jesus que recebemos o Espírito Santo no batismo, que recebemos o perdão no sacramento da confissão, enfim todos os sacramentos só são possíveis por esse mérito alcançado junto ao Pai por Jesus em seu sacrifício na cruz. Mas o amor de Deus foi recusado, aquele que veio para salvar a todos da morte para dar a vida eterna foi rejeitado, preferiram permanecer na escuridão de uma vida de pecado, trocaram o amor de Deus pelo amor às coisas do mundo, poder, dinheiro, estatus recusaram a luz e por isso permaneceram na escuridão, contentaram-se com ela e assim não puderam enxergar a graça do amor de Deus que muito mais que uma boa posição nesse mundo queria dar-lhes uma boa posição na vida eterna.
O amor de Deus não passa e somos também abençoados por poder usufruir hoje de tudo que Jesus conquistou para nós, podemos ser salvos, ganhar a vida eterna, basta mantermos a aliança com o Senhor que se dá através da nossa participação nos sacramentos da igreja, sobretudo na Santa Missa onde podemos beber o sangue da nova e eterna aliança e comer o corpo do Senhor para que Ele viva em nós e nós nele e  essa participação nos sacramentos deve transbordar em nossos atos, isso é acolher ao amor do Pai usufruir das graças que Ele quer nos dar e não recusá-las, pois essa recusa como diz Jesus é e será a causa do nosso julgamento.Rejeitar a Jesus que é caminho, verdade e vida é optar por viver no descaminho, na mentira e na morte, longe da luz estamos sujeitos a tropeços, quedas, à ação do ladrão que se aproveita da escuridão para roubar, roubar nossa alma. Deus nos oferece a Luz, já o mundo nos oferece muitas coisas que sem a luz não conseguimos discernir e assim as pessoas hoje em dia estão cada dia mais solicitas as ofertas do mundo, à  filosofia do faz o que tu queres há de ser tudo da lei e a Igreja cada dia mais é apresentada como a vilã da história, uma instituição retrógada que precisa acompanhar a modernidade e as evoluções dos tempos, notícias carregadas de parcialidade pintam um quadro de uma Igreja que já não tem mais espaço nesse mundo, mas a medida em que mais e mais as pessoas vão se afastando da Igreja e de Deus vemos a situação do Mundo que se afunda, a vida humana perde o valor e as pessoas vivem como se a existência humana se resumisse só a esse mundo e nessa escuridão caminham para o abismo sem mesmo perceberem.A Igreja de Cristo é atacada até como forma de as pessoas legitimarem suas más condutas, pois se destruirem a Igreja nada mais lhes incomodará, pois a Igreja defende os valores de Deus e é coerente com o Evangelho por isso não se conforma às práticas que estão em desacordo com os mandamentos de Deus. A Igreja comunica o que recebeu do próprio Deus e Deus não é retrógado, não é preconceituoso, nem injusto, foi Ele quem tudo fez do nada, Ele é o dono de tudo que existe não  é justo que respeitemos as Suas Leis?Deus nos deixou suas leis para que respeitando-as pudessemos viver e conviver bem nesse mundo. Mas estamos esquecendo que Deus existe, cada um quer fazer o seu Deus a sua maneira, mas só há um Deus, Ele nos transmitiu suas Leis através dos profetas e de Seu Filho, essas leis são as que estão nas escrituras e as quais devemos cumprir,  se o descumprimento das leis terrenas causa a desordem, quanto mais o descumprimento das leis de Deus, imagine que um inventor inventa uma máquina e faz um manual para que seguindo esse manual a máquina possa funcionar bem  sem apresentar defeitos, produzindo tal qual o que se espera dela, ai resolvemos usar a máquina de outras formas ignorando o seu manual, com certeza muito antes do tempo vai apresentar defeitos desgastes e certa será sua quebra, é isso que estamos a fazer, ignorando o Inventor e o manual por isso estamos arrebentando com a máquina.Nos aproximemos da Luz que é Jesus para podermos enxergar nossa situação e saber que necessitamos do amor de Deus que tudo fez e faz para o nosso bem e para a nossa salvação.