quinta-feira, 31 de março de 2011

O Evangelho aos olhos de um leigo

Evangelho (Marcos 12,28b-34)

Sexta-Feira, 1 de Abril de 2011
3ª Semana da Quaresma

A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.
32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Os escribas eram estudiosos e especialistas da Lei e muitos valiam-se desse maior conhecimento para oprimir aos mais humildes, como Jesus mesmo diz em outras passagens, esses colocavam pesados fardos sobre as costas do povo, porém eles mesmos não moviam sequer o dedo. Esse era um dos motivos que fazia com que eles se opusessem tanto a Jesus que denunciava a injustiça e hipocrisia deles. Dessa vez o escriba pergunta a Jesus acerca do mais importante dos mandamentos. A resposta de Jesus vai além do que o escriba esperava ouvir e cita não só um mandamento como sendo o primeiro, mas dois mandamentos que encerram em si todos os dez mandamentos, pois cumprindo-se esses cumpre-se todos os outros, a resposta cheia de sabedoria cala o coração do escriba que entende,  acolhe e reconhece  Jesus como o verdadeiro Mestre. Jesus percebendo que o escriba realmente ansiava por conhecer a vontade de Deus e usava o dom da sua inteligência e  seus conhecimentos para isso o elogia e diz que ele está no caminho certo, já os demais escribas que com certeza queriam fazer perguntas embaraçosas a Jesus, também em seu íntimo reconhecem que Jesus é o Mestre dos Mestres e por isso não se aventuram em questioná-lo. E nós estamos usando nossos dons da inteligência, da nossa saúde, do nosso tempo, enfim o dom da nossa vida para amar a Deus acima de tudo e com todas as nossas forças e ao próximo como a nós mesmos?Ou estamos servindo a outros deuses, do dinheiro, da sexualidade desregrada e etc? Deus não quer de nós ofertas milionárias ou coisas grandiosas, só quer o nosso amor para nos retribuir com Seu Amor que é infinito. Sabemos que não é um caminho fácil, mas Jesus quer nos ver fazendo esforços  para poder nos dizer: "Tu não estás longe do Reino de Deus", temos o Mestre a quem recorrer, é Ele quem nos mostra e ensina o caminho, não vamos nos tornar santos num passe de mágica, mas é necessário uma vida inteira de busca para irmos nos aproximando cada vez mais do Reino de Deus.

Rir  faz bem para a alma!!!

O Evangelho aos olhos de um leigo

Evangelho (Lucas 11,14-23)

Quinta-Feira, 31 de Março de 2011
3ª Semana da Quaresma


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.
18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 




Um povo que não escutou a voz do Senhor e seguiu as más inclinações de seu coração, não está a recusar mais aos profetas mas ao próprio Filho de Deus, pois sua fé está como que morta. Jesus ensinava com sabedoria nas sinagogas e em toda parte, curava os doentes, expulsava os demônios,  ressuscitava os mortos e porque se afastaram de Deus essas pessoas não foram capazes de reconhecer o Salvador. Jesus então fala-lhes através de raciocínio lógico para que quem sabe assim entendam: "todo reino dividido contra si mesmo será destruído" ou seja não faz sentido que Ele expulse os demônios em nome do próprio demônio, mas Aquele a quem até os demônios obedecem Esse vem da parte de Deus, se o malígno tem poder nesse mundo e aprisiona as almas, Jesus é quem tem  poder maior para derrotá-lo e tirar dele essas almas tomando as de volta para Si. Jesus ressuscitou e se faz presente em nosso meio hoje, e nós estamos sabendo reconhecê-lo e valorizá-lo? Me chamou a atenção também o fato da mudez daquele homem do qual  Jesus expulsou o demônio e pensei na mudez que toma conta de mim e quem sabe de tanta gente ao nos calarmos diante das injustiças, diante de situações nas quais precisamos falar ao irmão e não conseguimos, não quero dizer que estejamos endemoniados, não, mas que a névoa do malígno no mundo nos leva a apatia do falar e também do agir, precisamos da ajuda de Jesus para vencer isso.
Os versículos finais me fizeram pensar em como colocamos nossa confiança e segurança nas coisas materiais e até nossa felicidade e aí em determinadas situações tudo cai por terra tudo isso não é capaz de nos proteger, nem de nos confortar e nem de nos salvar...quantas seitas hoje em dia pregam o evangelho da prosperidade material esquecendo-se do mais importante e que precisa ser salvo e curado, as nossas almas...esses que pregam assim estão dispersando e não recolhendo em Jesus...

quarta-feira, 30 de março de 2011

 
Vocês podem não acreditar mas quando pensei nesse nome para o blog , não sabia dessa música que traduz o que eu tentei dizer com palavras.... e não por acaso encontrei agora...Ah!Chuva de rosas tem a ver e tudo com a oração do Rosário, com o qual ofertamos rosas a Nossa Senhora e ajudamos para que Ela possa fazer florir muitas rosas nas nossas vidas...
 
Paz e Bem a todos!!!
Iniciando com o chuvaderosasblog, que nasce com o desejo de que seja mais um instrumento virtual para propagar o bem, e o Sumo Bem para mim é Jesus, Ele encerra em si todo bem e toda a graça de que necessitamos para sermos felizes.
Talvez vocês estranhem o nome do blog, chuva de rosas é uma referência a uma queridíssima amiga, chamada Maria Francisca Teresa Martin, mais conhecida como Santa Therezinha do Menino Jesus, que amava presentear as pessoas com rosas e que disse pouco antes de morrer que seu desejo era nos mandar chuvas de rosas do céu, uma maneira de dizer o quanto ela quer interceder ao Pai por nós para que recebamos copiosas graças... se dar rosas é uma prova de amor e carinho, imagine então alguém que quer mandar chuvaderosas, quanto amor não?! Que coração mais cheio de Deus! Ela me assumiu em oração, tenho certeza, e quer assumir a você também,  vamos ajudá-la a distribuir muitas rosas nesse mundo que anda tão carente das coisas do alto, do Amor de Deus.
Sejam todos bem-vindos ao chuvaderosasblog!!!