quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Evangelho aos olhos de um leigo

Evangelho (João 3,16-21)

Quarta-Feira, 4 de Maio de 2011
2ª Semana da Páscoa


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


16
Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
19
Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
   O amor e a misericordia do Pai por nós são infinitos, não tratou a humanidade conforme essa merecia, pois essa desde os primórdios se afastou das leis de Deus e já não podia oferecer um sacrifício digno à Ele que fôsse suficiente expiar os pecados dos homens, nem o sacrifício de todos os animais da terra bastariam, por isso Ele enviou Seu Filho, o único capaz de oferecer um sacrifício perfeito, o sacrifício de si mesmo, o cordeiro imaculado, por isso Jesus não veio ao mundo para condenar, mas para pregar a salvação e conquistar com seu sacrifício na cruz méritos para que toda humanidade em todos os tempos pudesse obter através dos méritos de Seu Sangue derramado, o perdão dos pecados. Com o Sangue de Jesus o Pai sela com a humanidade a nova e eterna aliança, é através do Sangue de Jesus que recebemos o Espírito Santo no batismo, que recebemos o perdão no sacramento da confissão, enfim todos os sacramentos só são possíveis por esse mérito alcançado junto ao Pai por Jesus em seu sacrifício na cruz. Mas o amor de Deus foi recusado, aquele que veio para salvar a todos da morte para dar a vida eterna foi rejeitado, preferiram permanecer na escuridão de uma vida de pecado, trocaram o amor de Deus pelo amor às coisas do mundo, poder, dinheiro, estatus recusaram a luz e por isso permaneceram na escuridão, contentaram-se com ela e assim não puderam enxergar a graça do amor de Deus que muito mais que uma boa posição nesse mundo queria dar-lhes uma boa posição na vida eterna.
O amor de Deus não passa e somos também abençoados por poder usufruir hoje de tudo que Jesus conquistou para nós, podemos ser salvos, ganhar a vida eterna, basta mantermos a aliança com o Senhor que se dá através da nossa participação nos sacramentos da igreja, sobretudo na Santa Missa onde podemos beber o sangue da nova e eterna aliança e comer o corpo do Senhor para que Ele viva em nós e nós nele e  essa participação nos sacramentos deve transbordar em nossos atos, isso é acolher ao amor do Pai usufruir das graças que Ele quer nos dar e não recusá-las, pois essa recusa como diz Jesus é e será a causa do nosso julgamento.Rejeitar a Jesus que é caminho, verdade e vida é optar por viver no descaminho, na mentira e na morte, longe da luz estamos sujeitos a tropeços, quedas, à ação do ladrão que se aproveita da escuridão para roubar, roubar nossa alma. Deus nos oferece a Luz, já o mundo nos oferece muitas coisas que sem a luz não conseguimos discernir e assim as pessoas hoje em dia estão cada dia mais solicitas as ofertas do mundo, à  filosofia do faz o que tu queres há de ser tudo da lei e a Igreja cada dia mais é apresentada como a vilã da história, uma instituição retrógada que precisa acompanhar a modernidade e as evoluções dos tempos, notícias carregadas de parcialidade pintam um quadro de uma Igreja que já não tem mais espaço nesse mundo, mas a medida em que mais e mais as pessoas vão se afastando da Igreja e de Deus vemos a situação do Mundo que se afunda, a vida humana perde o valor e as pessoas vivem como se a existência humana se resumisse só a esse mundo e nessa escuridão caminham para o abismo sem mesmo perceberem.A Igreja de Cristo é atacada até como forma de as pessoas legitimarem suas más condutas, pois se destruirem a Igreja nada mais lhes incomodará, pois a Igreja defende os valores de Deus e é coerente com o Evangelho por isso não se conforma às práticas que estão em desacordo com os mandamentos de Deus. A Igreja comunica o que recebeu do próprio Deus e Deus não é retrógado, não é preconceituoso, nem injusto, foi Ele quem tudo fez do nada, Ele é o dono de tudo que existe não  é justo que respeitemos as Suas Leis?Deus nos deixou suas leis para que respeitando-as pudessemos viver e conviver bem nesse mundo. Mas estamos esquecendo que Deus existe, cada um quer fazer o seu Deus a sua maneira, mas só há um Deus, Ele nos transmitiu suas Leis através dos profetas e de Seu Filho, essas leis são as que estão nas escrituras e as quais devemos cumprir,  se o descumprimento das leis terrenas causa a desordem, quanto mais o descumprimento das leis de Deus, imagine que um inventor inventa uma máquina e faz um manual para que seguindo esse manual a máquina possa funcionar bem  sem apresentar defeitos, produzindo tal qual o que se espera dela, ai resolvemos usar a máquina de outras formas ignorando o seu manual, com certeza muito antes do tempo vai apresentar defeitos desgastes e certa será sua quebra, é isso que estamos a fazer, ignorando o Inventor e o manual por isso estamos arrebentando com a máquina.Nos aproximemos da Luz que é Jesus para podermos enxergar nossa situação e saber que necessitamos do amor de Deus que tudo fez e faz para o nosso bem e para a nossa salvação.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário