Evangelho (Marcos 16,9-15)
Sábado, 30 de Abril de 2011
Oitava da Páscoa
A- A+
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
9 Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar.
12 Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado.
15 E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
9 Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar.
12 Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado.
15 E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Que maravilha é seguir ao Senhor, Maria Madalena de quem Jesus havia expulsado sete demônios, converteu sua vida para Ele tornou-se discípula e que grandes e surpreendentes graças o Senhor reserva a seus discípulos, ela foi ao sepulcro chorar a morte de Jesus esperando estar perto de seu corpo sem vida e eis que tem a graça de ser a primeira a ver o Senhor ressuscitado, e ser a primeira a anunciar a boa notícia aos demais. Os discípulos não creram no testemunho dela e nem no testemunho dos dois discípulos de Emaús, mesmo tendo estado junto de Jesus que lhes havia ensinado que tudo aquilo deveria acontecer para que Ele entrasse na glória, eles choravam a morte Dele pois ainda não tinham o entendimento de tudo que estava acontecendo, daquela nova realidade, muito embora amassem e acreditassem em Seu Mestre, suas fé era fraca e ainda fundada nas coisas terrenas, era-lhes necessário a luz do Espírito Santo para que tivessem a perfeita compreensão de tudo por isso só acreditaram quando Jesus se pôs no meio deles.Os discípulos choravam a morte do Senhor porque o amavam e também porque não sabiam o que aconteceria sem Ele, estavam cheios de dúvidas, será que Ele vai ressuscitar mesmo, será que vai para junto do Pai e nós vamos ficar aqui sozinhos?De fato sem o Espírito Santo nos entristecemos até o desespero sem compreender o porque das situações difíceis, dos sofrimentos e nosso coração se fecha até mesmo àqueles que o Senhor envia para nos socorrer e parece que nada mais tem jeito, mas com o Espírito Santo nossa fé se torna forte até o ponto de termos a certeza que Jesus nunca nos abandona, pois ressuscitou de fato.
Quem segue a Jesus, encontrará muitas dificuldades e sofrimentos até, mas o Senhor tudo proverá, não deixará uma obra sua inacabada, mas sim coroará aqueles que o seguem, como Maria Madalena que chegou a ter sete demônios em seu corpo, mas após Jesus passar pela sua vida converteu-se, recebeu a graça de ver Jesus ressuscitado e mais tarde com certeza recebeu os sete dons do Espírito Santo, Jesus lhe deu uma vida nova. Assim também aconteceu com os discípulos os quais Jesus enviou para que anunciassem o Seu Evangelho, eles creram e Jesus foi realizando tudo a seu tempo, receberam o Espírito Santo que deu sentido a tudo que haviam vivenciado e aprendido junto do Mestre, deu também sabedoria e coragem àqueles homens em sua maioria simples e sem instrução que pregaram e deram testemunho corajosamente e com sabedoria diante de todos para que esse evangelho chegasse hoje a nós. Esse envio que Jesus faz de seus discípulos é extensivo a todos nós através dos tempos para que anunciemos o evangelho, da maneira que nos for possível, com nosso testemunho de vida enfim, se temos a certeza de que o seguimento a Jesus nos faz pessoas melhores e cheias de esperança é nosso dever compartilhar com os irmãos que ainda não conhecem Jesus, que o conhecem apenas superficialmente ou até nunca que ouviram falar Dele, se cremos que só em Jesus podemos nos salvar, não podemos ficar olhando para tanta gente caminhando para o abismo sem fazer nada. Podemos ter a certeza que Jesus não deixará inacabada a obra que iniciou em nossa vida, com o nosso sim Ele vai realizando tudo ao seu tempo é preciso confiar como os discípulos confiaram e foram vendo o evangelho acontecer, muitos tentaram calar as palavras de Jesus mas as portas do inferno jamais prevalecerão sobre a Sua Igreja e hoje vemos que essa promessa se cumpre através dos tempos, como tudo que Jesus disse.Nosso mundo é um mundo carente de Deus, por isso tanta violência, tantas coisas inexplicáveis acontecendo, há mais que uma guerra humana, uma guerra espiritual onde o Inimigo de Deus sem nada poder fazer contra Ele procura atingir suas criaturas, a serpente procura ferir o calcanhar da Mulher e esse calcanhar somos nós que somos filhos de Nossa Senhora, somos descendência da Mulher, nós que cremos nisso e os que não crêem também são igualmente filhos e por não crerem e não saberem são os mais vulneráveis, então precisamos ser soldados que se desdobram e ensinam os demais a como lutar, sem temer pois quem nos envia é Jesus e temos como comandante Nossa Senhora, a Santíssima Virgem Maria!!!


