quinta-feira, 31 de março de 2011

O Evangelho aos olhos de um leigo

Evangelho (Lucas 11,14-23)

Quinta-Feira, 31 de Março de 2011
3ª Semana da Quaresma


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.
18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 




Um povo que não escutou a voz do Senhor e seguiu as más inclinações de seu coração, não está a recusar mais aos profetas mas ao próprio Filho de Deus, pois sua fé está como que morta. Jesus ensinava com sabedoria nas sinagogas e em toda parte, curava os doentes, expulsava os demônios,  ressuscitava os mortos e porque se afastaram de Deus essas pessoas não foram capazes de reconhecer o Salvador. Jesus então fala-lhes através de raciocínio lógico para que quem sabe assim entendam: "todo reino dividido contra si mesmo será destruído" ou seja não faz sentido que Ele expulse os demônios em nome do próprio demônio, mas Aquele a quem até os demônios obedecem Esse vem da parte de Deus, se o malígno tem poder nesse mundo e aprisiona as almas, Jesus é quem tem  poder maior para derrotá-lo e tirar dele essas almas tomando as de volta para Si. Jesus ressuscitou e se faz presente em nosso meio hoje, e nós estamos sabendo reconhecê-lo e valorizá-lo? Me chamou a atenção também o fato da mudez daquele homem do qual  Jesus expulsou o demônio e pensei na mudez que toma conta de mim e quem sabe de tanta gente ao nos calarmos diante das injustiças, diante de situações nas quais precisamos falar ao irmão e não conseguimos, não quero dizer que estejamos endemoniados, não, mas que a névoa do malígno no mundo nos leva a apatia do falar e também do agir, precisamos da ajuda de Jesus para vencer isso.
Os versículos finais me fizeram pensar em como colocamos nossa confiança e segurança nas coisas materiais e até nossa felicidade e aí em determinadas situações tudo cai por terra tudo isso não é capaz de nos proteger, nem de nos confortar e nem de nos salvar...quantas seitas hoje em dia pregam o evangelho da prosperidade material esquecendo-se do mais importante e que precisa ser salvo e curado, as nossas almas...esses que pregam assim estão dispersando e não recolhendo em Jesus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário