quinta-feira, 31 de março de 2011

O Evangelho aos olhos de um leigo

Evangelho (Marcos 12,28b-34)

Sexta-Feira, 1 de Abril de 2011
3ª Semana da Quaresma

A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.
32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Os escribas eram estudiosos e especialistas da Lei e muitos valiam-se desse maior conhecimento para oprimir aos mais humildes, como Jesus mesmo diz em outras passagens, esses colocavam pesados fardos sobre as costas do povo, porém eles mesmos não moviam sequer o dedo. Esse era um dos motivos que fazia com que eles se opusessem tanto a Jesus que denunciava a injustiça e hipocrisia deles. Dessa vez o escriba pergunta a Jesus acerca do mais importante dos mandamentos. A resposta de Jesus vai além do que o escriba esperava ouvir e cita não só um mandamento como sendo o primeiro, mas dois mandamentos que encerram em si todos os dez mandamentos, pois cumprindo-se esses cumpre-se todos os outros, a resposta cheia de sabedoria cala o coração do escriba que entende,  acolhe e reconhece  Jesus como o verdadeiro Mestre. Jesus percebendo que o escriba realmente ansiava por conhecer a vontade de Deus e usava o dom da sua inteligência e  seus conhecimentos para isso o elogia e diz que ele está no caminho certo, já os demais escribas que com certeza queriam fazer perguntas embaraçosas a Jesus, também em seu íntimo reconhecem que Jesus é o Mestre dos Mestres e por isso não se aventuram em questioná-lo. E nós estamos usando nossos dons da inteligência, da nossa saúde, do nosso tempo, enfim o dom da nossa vida para amar a Deus acima de tudo e com todas as nossas forças e ao próximo como a nós mesmos?Ou estamos servindo a outros deuses, do dinheiro, da sexualidade desregrada e etc? Deus não quer de nós ofertas milionárias ou coisas grandiosas, só quer o nosso amor para nos retribuir com Seu Amor que é infinito. Sabemos que não é um caminho fácil, mas Jesus quer nos ver fazendo esforços  para poder nos dizer: "Tu não estás longe do Reino de Deus", temos o Mestre a quem recorrer, é Ele quem nos mostra e ensina o caminho, não vamos nos tornar santos num passe de mágica, mas é necessário uma vida inteira de busca para irmos nos aproximando cada vez mais do Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário