terça-feira, 12 de abril de 2011

O Evangelho aos olhos de um leigo

Evangelho (João 8,21-30)


Terça-Feira, 12 de Abril de 2011
5ª Semana da Quaresma


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo disse Jesus aos fariseus:
21“Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”.
22
Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?”
23
Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”.
25
Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”.27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sa­bereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


           Aproximava-se o dia da sua Paixão e embora os judeus ainda o repudiassem, Jesus insiste na salvação deles,  qualquer um de nós já teria desistido sobretudo se essas mesmas pessoas manifestamente querem sua morte, mas Ele nunca desiste de uma ovelha sequer. Na época de Moisés o povo eleito recusava a graça da libertação que Deus realizava em suas vidas, tirando os da escravidão no Egito para uma terra abençoada onde corre leite e mel e por essa ingratidão começam a ser atacados por serpentes que vão matando a muitos, mas atendendo ao pedido de Moisés que intercede pelo povo, o Senhor manda que esse faça uma serpente de bronze e a erga numa haste para que quem fosse picado pelas serpentes ao olharem para a serpente de bronze ficasse curado . Agora a historia se repete, O Pai envia seu Filho Jesus para tirar a todos da escravidão da morte e conduzir  todos à vida eterna, atingida pela serpente que é o pecado a humanidade agora tem em Cristo elevado na cruz a cura para esse mal , mas o povo eleito novamente rejeita a graça de Deus. Jesus estava prestes a ser elevado na cruz, como Ele disse,   atraindo sobre si todos os pecados da humanidade, mas aquela gente estava longe das coisas do alto, muito presos as coisas do mundo, esperando um salvador que fosse um rei cheio de poder e de glória, mas o quê são todo poder e toda glória do mundo se não são capazes de dar a vida eterna? Jesus é o salvador que vem salvar-nos da morte eterna, nos dar a verdadeira liberdade e  nos dar a riqueza perene do céu. Mesmo com tantos sinais e evidências de que Jesus é o Filho de Deus,  o verdadeiro Messias, aquele povo continua a rejeitá-lo para continuarem apegados as coisas do mundo, apegados  aos seus pecados, por isso Jesus diz "vós morrereis em vossos pecados", e o maior deles rejeitar o amor de Deus. Se rejeitamos Jesus, que é o salvador, rejeitamos aquele que o enviou, o Pai do Céu, e rejeitamos a própria salvação.
 Tudo que Jesus fez e ensinou não foi só em favor do povo daquela época, mas em favor de todos nós, Ele não desiste de nenhuma ovelha, ama a todas e por isso nos deixou todos os meios para estarmos unidos a Ele, Sua palavra, os sacramentos enfim nos cerca de sinais para que creiamos Nele e sejamos libertos da escravidão do pecado. Vamos pedir essa graça de sermos pessoas que tem como prioridade as coisas do alto e não as coisas do mundo, vivemos nesse mundo mas fomos criados por Deus para a plenitude da vida, que se concretizará no alto quando para lá o Senhor nos chamar. Que cada palavra de Jesus nos faça convertermos o coração cada dia mais para o caminho do Alto, para não morrermos como escravos do pecado, mas com Jesus termos a vida em plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário