Evangelho (João 10,31-42)
Sexta-Feira, 15 de Abril de 2011
5ª Semana da Quaresma
A- A+
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”
33 Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’?
35 Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.
39 Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”
33 Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’?
35 Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.
39 Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Fico imaginando, se nos sentimos tão cativados por Jesus ao ler o Santo Evangelho, ao ouvir as pregações sobre Ele, se nos sentimos tão agraciados por receber seu perdão a cada vez que nos confessamos, sentimos o gosto do céu quando comungamos Seu Corpo e Sangue na Santa Missa e então quão mais forte não seria essa experiência que tiveram com Ele aquelas pessoas que puderam estar junto dele, ouvir Dele diretamente tantos ensinamentos? Aquele homem que exalava a paz e estava pacífico mesmo diante daquelas pessoas prontas a apedrejá-lo e então me pergunto como isso poderia acontecer? Digo de aquelas pessoas não sentirem amor mesmo estando diante do próprio Amor, pois que Deus é Amor e Jesus é Deus. A água não pode penetrar a pedra, pelo menos não com facilidade mas só a custa de muito tempo poderá chegar ao seu íntimo, e assim Jesus é a Água Viva a se oferecer àquelas pessoas mas encontra a resistência dos corações petrificados, não adiantava verem as boas obras que Jesus fazia em nome do Pai que lhe enviou, não adiantava o testemunho dos profetas sobre Ele, nem Seus sábios ensinamentos, que grande cegueira estar diante de Deus e não conseguir vê-lo e se nós temos a oferecer aquilo que temos em nosso coração então era o que eles tínham para oferecer a Jesus, pedras. Mas como diz o ditado que água mole em pedra dura tanto bate até que fura, Jesus não desiste deles pois bem sabe que se nosso corpo não sobrevive sem água, também nossa alma não sobrevive sem Ele, sem o Espírito Santo e atrai para si muitos que ainda tínham ao menos um pingo de sensibilidade e que vão ter com Ele depois, escolhem a religião que gera vida ao passo que tantos outros continuam na numa cultura de morte. Outro fator é que Jesus é uma ameaça a situação cômoda daqueles que ocupavam cargos religiosos, que excluiam os menos favorecidos, os doentes. Ao mesmo passo que prega a justiça, Ele mostra que Deus se dá a conhecer e é acessível à todos e não é privilégio de poucos por isso arrastava multidões pois o povo tem sede de Deus. Jesus é uma ameaça a nós também hoje, para segui-lo também teremos que abandonar muitas coisas, teremos que tirar do coração as pedras do orgulho e das comodidades, que parecem pedras preciosas para nós mas que não deixam nosso coração ser irrigado pela água viva do Espírito Santo e por isso estamos morrendo de sede quando a fonte está bem ao nosso alcance.Jesus não nos obriga a crer nele, nem a segui-lo. mas também não desiste de nós nunca, seu convite continua sempre, suas obras estão aí para quem quiser ver e a maior delas a obra da nossa salvação o Amor Máximo que é a sua entrega na cruz por cada um de nós. Peçamos ao Senhor que se cumpra em nós essa profecia de Ezequiel :
Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne. (Ez. 36, 26)
Nenhum comentário:
Postar um comentário