quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Evangelho aos olhos de um leigo

Evangelho (Lucas 24,35-48)


Quinta-Feira, 28 de Abril de 2011
Oitava da Páscoa


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”
37
Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.
40
E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava con­vosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
45
Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
    Os discípulos reunidos tem mais uma experiência com Jesus Ressuscitado, que conhecendo a lentidão que esses teêm para crer não quer deixar-lhes dúvidas de que de fato Ele ressuscitou e por isso vai ao encontro deles. De fato os discípulos ainda tinham dificuldade para crer que Jesus havia ressuscitado, mesmo com todos os indícios e testemunhos daqueles que já haviam estado com Ele, tanto que ao verem Jesus eles se assustam e pensam ser um fantasma. Jesus os saúda "a paz esteja com vocês", Ele não veio para assustá-los mas para dar a eles a paz, não uma paz desse mundo mas a paz verdadeira que vem da certeza de que Ele vive e nunca os abandonará. Para não deixar qualquer dúvida Jesus lhes mostra suas marcas e come com eles.Os desígnios de Deus e seus mistérios são de fato algo impossível de se compreender com nossa pequena inteligência humana e racional e por isso os discípulos ainda custavam a crer naquela nova realidade da ressurreição do Senhor, pois a inimiga invencível, a morte, fôra vencida e não pôde segurar a Jesus,  isso inaugurava um novo horizonte cheio de esperança para todos é tão maravilhoso que se custa a acreditar. Jesus abre então a mente dos discípulos e com a luz do Espírito Santo conseguem entender tudo que as Escrituras já falavam sobre Ele e tudo que deveria acontecer para que se cumprisse o plano de Deus Pai e então agora tudo faz sentido, tudo se encaixa perfeitamente e assim aqueles discípulos antes fracos na fé e cheios de medo e dúvidas passam a anunciar cheios de coragem a salvação e o perdão dos pecados em nome de Jesus e pelos méritos conquistados por Jesus com seu Santo Sacrifício oferecido e aceito por Deus Pai.
   Jesus também nos diz hoje: "porque estais preocupados e porque ainda tendes dúvidas no coração?", e se os discípulos que estiveram com Jesus e viram tantos sinais e receberam diretamente dele tantos ensinamentos eram lentos para acreditar, oquê dizer de nós que também somos sem inteligência e lentos para acreditar e ainda por cima não vivemos naquela época? Também temos nossos momentos de dúvidas, sobretudo se tentamos entender tudo de forma racional.Mas como disse São Paulo se não cremos na ressurreição de Jesus vã é a nossa fé, e Jesus não  quer nos deixar dúvidas a respeito disso, Ele quer abrir nossa mente para que entendamos com a inteligência dada pelo Espírito Santo e não com nossa inteligência humana e racional que não nos deixa crer no poder que Deus tem para realizar coisas sobrenaturais (ao nosso entendimento humano), mas que são naturais para  Deus que tudo criou e tudo pode. Só o Espírito Santo pode abrir a nossa mente para compreendermos o que Deus nos fala, compreendermos seu amor por nós, sua aliança feita com a humanidade e já predita no Antigo Testamento que se cumpre em Jesus.Esse entendimento nos é dado pelo mesmo Espírito Santo que  abriu a mente dos discípulos e com Ele também nós hoje não teremos mais dúvidas em nossos corações e nem vãs preocupações, pois teremos em nosso coração a certeza de que Nosso Senhor Jesus venceu a morte,  Ele está vivo a nos dizer hoje:"a paz esteja com vocês" e essa paz é a certeza de que Jesus está sempre ao nosso lado.Tudo nesse mundo de bom ou de mal passará é preciso vivermos sempre essa aliança com Deus, a nova e eterna aliança que se renova a cada Santa Missa quando comungamos o Corpo e o Sangue de Jesus que Ele derramou por nós para obter méritos para o perdão dos nossos pecados para que possamos assim estar sempre unidos à Deus aqui nesse mundo para que  ao final dos nossos dias aqui, sejamos ressucitados por Ele, conforme nos prometeu e aí permaneceremos para sempre junto Dele.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário