quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Evangelho aos olhos de um leigo

Evangelho (João 21,1-14)


Sexta-Feira, 29 de Abril de 2011
Oitava da Páscoa



A- A+



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros discípulos de Jesus.
3
Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.
6
Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e acha­reis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.
8
Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.
11
Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.
13
Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
   Os discípulos parece que estavam ainda tentando se adaptar a uma nova realidade, se antes eles tinham a Jesus junto deles o tempo inteiro e o acompanhavam em suas viagens e missões para anunciar a chegada do Reino de Deus, agora já não tem o Senhor por perto o tempo todo, pelo menos não percebem sua presença e sem o Mestre para guiá-los ainda estão meio que sem saber por onde começar, eis que Pedro decide ir a pesca e todos o acompanham, e aí já notamos a grande liderança de Pedro frente aos demais discípulos que o respeitavam como o primeiro dos apóstolos, portanto de fato o primeiro Papa e que  seria o líder também na principal pesca, a de homens. Embora eles não notem Jesus está sempre por perto deles e os observa, vê suas dificuldades e os orienta na pesca afim de que esta seja bem sucedida o que prefigura a verdadeira pesca a qual eles foram chamados por Jesus a fazer, ou seja a pesca de homens. Jesus ressuscitado vai guiá-los agora na missão de conquistarem mais e mais discípulos e vai providenciar tudo de que necessitam, como fez na ocasião pois além de orientar a pesca deles, já preparara-lhes uma refeição. Assim acontece com cada um de nós que aceitamos o convite de Jesus para sermos pescadores de homens, ou melhor de almas para Deus, Ele estará sempre atento as nossas necessidades não deixando nada faltar nem material nem espiritualmente, Ele quem vai orientar todas as nossas ações, e é preciso amá-lo e conhecê-lo para reconhecê-lo como o discípulo amado que logo sabe que é o Senhor quem está ali. Assim também nós saberemos que é o Senhor quem está bem perto de nós atento as nossas necessidades, agindo em nosso favor e aí é só fazer o que Ele nos disser, lançar as redes onde Ele mandar, embora nossas redes pareçam  não ser suficientemente fortes para tantos peixes, com Ele podemos acreditar que elas vão aguentar e vão pegar muitos peixes, como recompensa vamos nos sentar com Jesus para comer com Ele o banquete que nos prepara.  

P.S. Um fato pitoresco e intrigante nesse evangelho é a nudez de Pedro, por quê o evangelista narra esse detalhe?Indaguei-me já que nada nos evangelhos é irrelevante, mas sim tem seu significado, ouvindo a reflexão feita pelo Frei Luiz Favaron ele fala que encontrar-se com Jesus faz com que se caia em si e se veja sua real situação, como aconteceu com Pedro, quando o discípulo amado lhe diz que o Senhor está ali, ele percebe  sua condição de nudez e logo procura vestir-se para correr, ou melhor nadar ao encontro de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário