Evangelho (João 20,11-18)
Terça-Feira, 26 de Abril de 2011
Oitava da Páscoa
A- A+
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13 Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: ”Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16 Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13 Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: ”Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16 Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Maria Madalena chora a morte de Jesus, com quem tivera um encontro que transformara sua vida e que mais que transformar lhe dera uma vida nova, Maria soube aproveitar esse encontro com Jesus e abraçou com amor as palavras do mestre:"vá e não peques mais" e tomou a Jesus como seu Senhor, pois que Ele preencheu seu coração.Tendo a partir de então seguido Jesus e até a sua morte na cruz agora ela chora a ausência do Senhor no túmulo, ainda era difícil para os discípulos entenderem a realidade da ressurreição.Mesmo que pareça ausente o Senhor jamais abandona os seus, Ele está sempre por perto e seus anjos ao redor daqueles que o amam, como Maria Madalena que o amava e o seguia. A dor de Maria Madalena por não poder estar perto do Senhor, nem sequer de seu corpo, é tanta e tantas são suas lágrimas que ao ver Jesus não consegue reconhecê-lo senão quando ouve Sua voz, de fato as ovelhas conhecem a voz de seu pastor e ela reconhece a voz amorosa do Divino Pastor, aquela que amou e seguiu de perto o Senhor agora recebe dele próprio a revelação de sua ressurreição. Não há mais motivo para chorar, o Senhor ressuscitou conforme havia dito que aconteceria e agora envia Maria a anunciar aos discípulos a melhor de todas as notícias, pois se Ele ressuscitou e prometeu que todos que permanecerem unidos a Ele ressuscitarão também com Ele, que felicidade suprema então para todos seus discípulos e entre esses nós também saber que Ele venceu a morte e que com Ele nós também venceremos.
Muitas vezes nos momentos de sofrimento, nós também com os olhos marejados de lágrimas não conseguimos enxergar Jesus, não percebemos sua ação, mas Ele está sempre por perto e seus anjos estão ali para nos consolar, recolher nossas lágrimas e nos amparar. Jesus ressuscitou e deu a cada um de nós a esperança de poder ressuscitar também com Ele, para isso precisamos usar nossa vida para ganhar a verdadeira Vida, abraçar a palavra de Jesus, como fez Maria Madalena que mudou de vida e depois foi chamada por Ele para uma grande missão: a de anunciar e testemunhar Jesus como verdadeiro Senhor que ressuscitou e está vivo no meio de nós. Jesus não só instruiu seus discípulos mas capacitou-os soprando sobre eles Seu Santo Espírito para que pudessem levar adiante a Sua Igreja e para que a graça se estendesse a todos os povos do mundo inteiro em todos os tempos. Nós somos também atingidos pela graça que chega até nós através do tempo por meio da Igreja, ela é a dispensadora do amor de Jesus por nós, na obediência à ela estamos unidos ao Senhor e permanecendo assim ressuscitaremos com Ele!
Que possamos como Maria Madalena gritar aos quatro cantos do mundo:"Eu vi o Senhor!" se não o vimos como ela que viu Jesus ressuscitado, temos visto com os olhos da fé em muitas circunstâncias, na leitura do evangelho, em suas intervenções em nossas vidas e sobretudo nos sacramentos que Ele nos dá a participar através da Santa Igreja.
Que possamos como Maria Madalena gritar aos quatro cantos do mundo:"Eu vi o Senhor!" se não o vimos como ela que viu Jesus ressuscitado, temos visto com os olhos da fé em muitas circunstâncias, na leitura do evangelho, em suas intervenções em nossas vidas e sobretudo nos sacramentos que Ele nos dá a participar através da Santa Igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário