quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Evangelho aos olhos de um leigo

Evangelho (João 5,31-47)

Quinta-Feira, 7 de Abril de 2011
4ª Semana da Quaresma

A- A+

— O Senhor esteja conosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos judeus:
31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.
33
Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz.
36
Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.
39
Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.
44
Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança.46Se acre­ditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 

Aqui vemos mais uma vez como é importante mantermos uma relação sempre estreita com Nosso Deus, uma relação de confiança e de sinceridade, pedindo à Ele a luz do Espírito Santo para que ilumine o nosso coração para enxergarmos o que Ele quer nos falar através das Sagradas Escrituras que lemos, através dos acontecimentos em nossas vidas, através dos sacerdotes, pregadores, enfim é necessário pedir sempre essa graça, não nos fiarmos em nossa vã inteligência como aqueles Mestres da Lei, que são advertidos por Jesus porque confiavam na suas inteligência e conhecimento, mas que sem a graça de Deus não podiam enxergar que tudo que Moisés, cuja Lei eles seguiam e interpretavam, estava se cumprindo bem diante dos seus olhos, continuaram a ser um povo de cabeça dura, Moisés colocou-se entre Deus e o povo para interceder por eles e agora é próprio Filho de Deus que se coloca entre a humanidade e o Pai para atrair para si toda maldição merecida por nós e nos dar vitória sobre o mal. Não acreditaram nem no testemunho de João a quem tínham como um grande homem de Deus, fizeram-se autosuficientes confiando no humano e desviando-se do caminho de Deus. Essa advertência de Jesus cabe também a nós, suas palavras estão encontrando morada em nosso coração?Ou continuamos a ser um povo de cabeça dura e de coração duro? Essas palavras continuam atuais, mesmo com todo o tempo decorrido, estamos também nós caindo na idolatria da nossa capacidade humana? Todos os nossos dons são nos dados por Deus e sem Ele são infrutíferos, eu e quem sabe você precisamos pedir essa graça de ouvir a voz do Senhor e mudar nosso caminho quando preciso fôr, ainda que pareça o contrário nossa capacidade é limitadíssima, não conseguimos mudar em coisas pequenas e então o quê será de nós nas grandes que precisamos mudar para nos salvar, sendo que sem Deus nem sequer percebemos que estamos no erro, é a chamada cegueira espirtual, e assim não percebemos as graças que Deus tem para nós, desperdiçamos e deixamos de viver essas graças. Só Deus pode nos dar esse dicernimento e a força para mudar e por isso é necessária uma verdadeira sintonia com Ele, é oque Jesus me diz hoje e a você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário