domingo, 3 de abril de 2011

O Evangelho aos olhos de um leigo

Evangelho (João 4,43-54)

Segunda-Feira, 4 de Abril de 2011
4ª Semana da Quaresma

A- A+

— O Senhor esteja conosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo,
43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado água em vinho.
Havia em Cafarnaum um fun­cionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Ca­farnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora.
51
Enquanto descia para Ca­farnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 



                                      (clique no mapa e amplie para ver melhor)           
  
              Inicío postando  esse mapa das regiões citadas nesse trecho do evangelho e olhando esse mapa podemos perceber quão distantes eram essas regiões umas das outras,  Jesus esteve em Jerusalém na Judéia, provavelmente tenha ido à alguma festa religiosa, ocasião em que poderia anunciar o evangelho à muitas pessoas, aí foi subindo e passou pela Samaria rumo à Galiléia, fico a imaginar o quanto Jesus andou para anunciar o Reino de Deus e revelar a salvação ao mundo, naquela época não existiam carros, aviões, quando muito animais e barcos,  mas Jesus percorria toda a região a pé ou alguma vezes  de barco, o que também não era fácil, haja visto que muitas vezes tínham que enfrentar o mar revolto em embarcações que não eram nenhum transatlântico(os discípulos passaram por alguns apuros) e tudo afim de procurar todas as ovelhas que o  Pai lhe confiara, entre as quais eu e você também. Isso deixa bem claro que  quem segue os passos do Senhor no anúncio do evangelho não tem vida fácil, a começar pela rejeição da própria família em alguns casos e das pessoas mais próximas, como Jesus mesmo fala, Ele nos deu o exemplo e vemos o quanto valeu e vale a pena, precisamos valorizar nossos sacerdotes, religiosos e todos que se colocam a serviço do evangelho.
               Em seguida vemos o funcionário do rei que sai ao encontro de Jesus, ele que com certeza ouvira falar do milagre das bodas de Caná entre outros sinais de Jesus, olha como é importante darmos testemunho do que Jesus faz em nossas vidas, então sai ao encontro Dele com a confiança de que Jesus pode curar seu filho já na eminência da morte e pede que Jesus vá a sua casa curá-lo, Jesus conhecendo as limitações humanas diz "se não verdes prodígios, não acreditais".  Jesus não necessitou ir até Cafarnaum para curar o filho daquele homem pois o maior milagre já se realizara ali mesmo, o milagre da fé que aconteceu na vida daquele homem e de sua família, pois mais importante que entrar na casa daquela família era entrar na vida deles e a maior graça foi esse encontro com o Senhor, maior até do que o  milagre da cura do filho. Sair ao encontro do Senhor com fé, com desejo de encontrá-lo e de converter-se à Ele, sem medir esforços ou ainda que Ele pareça estar distante de nós e nós dele, mesmo que os milagres não venham  na vida material ou com curas físicas,  essa é a grande graça que precisamos, Ele nos permite vivenciar alguns sinais de sua ação, como curas físicas e até milagres porque sabe como somos fracos na fé, mas com o principal fim de que aconteça  a graça mais importante da qual precisamos que é a nossa conversão, cura e a salvação da nossa alma,  nossa perseverança na fé.  Por isso precisamos sempre ir ao encontro do Senhor para pedir com confiança, Ele se deixa encontrar no evangelho, nas nossas orações,  nos sacramentos e nos acontecimentos do dia-a-dia. Dê mais uma olhadinha no mapa e imagine-se indo ao encontro de Jesus, garanto que hoje em dia está muito mais fácil chegar até Ele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário