Evangelho (João 5,1-16)
Terça-Feira, 5 de Abril de 2011
4ª Semana da Quaresma
A- A+
— O Senhor esteja conosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
1 Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos.
6 Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.
Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. 11Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.
14 Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
1 Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos.
6 Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.
Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. 11Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.
14 Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
O evangelho aos olhos de um leigo é um desejo de ouvir o que o Senhor nos fala através das Sagradas Escrituras, procurar conhecer mais Aquele que chamamos de Senhor creio que Ele dirige essa palavra a cada um de nós, mesmo que não sejamos sacerdotes, religiosos ou teólogos, mas como eu um leigo que se coloca na escuta dessa Santa Palavra, gostaria de ter mais participações nesse quadro, seja bem-vindo a partilhar conosco!!!
Bem, nesse trecho do evangelho, vemos a situação desse homem que não conseguia ser curado porque ninguém o ajudava a chegar na piscina de Betesda e trinta e oito anos se passaram sem que ninguém se colocasse a disposição para o ajudar. Jesus vai ao encontro desse homem, que nunca desistiu do milagre mesmo sem ajuda das pessoas ele estava ali a esperar, nunca deixou de acreditar e Jesus faz manifestar-se nele o poder de Deus com uma cura milagrosa e mais uma vez realiza uma cura em dia de sábado e por quê Jesus sempre fazia isso, ou seja, curar pessoas nos sábados? Realmente nos deixa intrigados e creio que era isso que Ele queria, provocar num bom sentido, aquelas pessoas que viviam com grande rigor suas práticas religiosas, porém na prática de vida uma pessoa ficava tanto tempo esperando ajuda, como é o caso daquele homem e tantos outros mas ninguém olhava para esses...Jesus queria que eles refletissem sobre como estavam vivendo suas relações com Deus, suas religião e também creio que fôsse um sinal para dizer: eis aqui o Senhor do sábado, o Senhor de tudo que existe, existiu e existirá, mas ao contrário disso eles preferiram ficar numa religião de comodismos e procuravam eliminar aquele que era uma ameaça e que trazia à luz todo erro e injustiça. Jesus também quer provocar em nós essa reflexão, como estamos vivendo nossa religião? Só com práticas religiosas? Essas são sim importantíssimas e fundamentais mas quando culminam na ação de ir ao encontro dos irmãos enfermos do corpo e também da alma e que precisam de nossa ajuda para chegarem até a fonte de água viva que é Jesus, alguns estão paralisados, cegos, surdos pela falta de Deus...Jesus também fala sobre os males que o pecado causa não só no nosso corpo mas principalmente em nossa alma, não por castigo de Deus mas porque nós escolhemos nos afastar Dele, renunciamos Seu Amor e aderimos ao mal...o pecado nos estagna e nos dá como salário a morte. Em Jesus somos lavados e nesse Rio de Água Viva seguimos sempre adiante na fé, a caminho do Seu Reino!Vamos mergulhar nesse Rio de Água Viva!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário