segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Evangelho aos olhos de um leigo

Evangelho (João 12,1-11)


Segunda-Feira, 18 de Abril de 2011
Semana Santa


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


1
Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.
4
Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5“Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” 6Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela.
7
Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. 8Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”.
9
Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus ressuscitara dos mortos. 10Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11porque por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


            Que maravilha e que benção é uma família que acolhe a Jesus, como Marta, Maria e Lázaro que  moravam na Judéia, região onde Jesus era mais rejeitado e até perseguido, porém essa família não se deixou levar por essa onda de não aceitação ao Senhor, mas sim o acolheram como amigo, como Senhor e estavam sempre à disposição para recebê-lo e servi-lo. Quantas coisas maravilhosas eles puderam vivenciar e aprender de Jesus ao ponto de amá-lo mais que tudo, como Maria que se desprende de todo apego e oferece o que de mais precioso tem ao Senhor, ou seja seu melhor perfume com o qual banha os pés de Jesus e depois os seca com seus cabelos e bem sabemos o que significam para uma mulher os seus cabelos,  dessa forma manifesta que o Senhor é o que ela tem de mais precioso por isso o serve com toda sua alma, o ambiente fica todo perfumado, pois que onde está um verdadeiro servo do Senhor esse impregna todo o ambiente com o melhor de todos os perfumes, o perfume do próprio Jesus, e passa-se a ser como Lázaro um sinal da ação maravilhosa de Jesus, sinal que à muitos atrai para o Senhor. Que maravilha se as pessoas olhassem para nós como olhavam para Lázaro e dissessem: olha, não era este que estava morto nas drogas, nos vícios, no adultério na incredulidade? E então perguntarem: quem o ressuscitou? Aí responderemos: Foi Jesus, quem fez e faz maravilhas em mim e quer fazer em você também! Que nós possamos seguir esse exemplo maravilhoso dessa família, que quando Jesus bateu à porta eles a abriram e o Senhor se pôs à mesa com eles, para receber o alimento que era o amor deles e principalmente para dar-se a eles como verdadeiro alimento para a alma e para o corpo. Que nossa família também não entre na onda do mundo que rejeita Jesus, mas que o acolha como seu único Senhor, dando à Ele o nosso melhor, para recebê-lo sempre em nossa casa, a começar pela casa do nosso coração procurando sempre nos preparar bem para recebê-lo inteiramente em corpo, sangue, alma e divindade no Santíssimo Sacramento, na Santa Missa, que valorizemos seu Santo Sacrifício que nos remiu dos nossos pecados e esses momentos de graça em que recebemos à Ele em nós, que deixemos de lado nossos apegos e ganâncias que como aconteceu com Judas, não deixam que vivenciemos a graça de ter Jesus conosco. Peçamos  força ao Pai para sermos sinais da ação maravilhosa de Jesus e para que não nos deixemos intimidar por tudo e por todos  que como os que queriam matar a Lázaro querem fazer morrer em nós a graça, mas antes saibamos reconhecer que Jesus é quem temos de mais precioso, é o único a quem não podemos e não queremos perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário