quarta-feira, 6 de abril de 2011

O Evangelho aos olhos de um leigo

Evangelho (João 5,17-30)

Quarta-Feira, 6 de Abril de 2011
4ª Semana da Quaresma

A- A+

— O Senhor esteja conosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.
19
Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.
21
Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.
24
Em verdade, em verdade, vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão.
26
Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.
30
Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 


A missão de Jesus quando nesse mundo foi incansável, como Ele mesmo disse:"o Filho do Homem não tem sequer onde reclinar a cabeça" , Ele percorreu todos os lugares revelando a salvação à todos, sem distinção, pregava para os Mestres da Lei  nas sinagogas e para o povo mais simples, era acolhido pelos que tínham coração puro e rejeitado por aqueles cheios de soberba, pessoas que conheciam tanto das escrituras porém incapazes de enxergar o que estava diante deles, o Messias predito pelos profetas, mesmo ouvindo isso do próprio Salvador. O Filho faz o que vê o Pai fazer, O Pai é amor, misericórdia, poder, sabedoria e no Filho tudo isso é manifesto, mas não acreditavam nas suas palavras nem sequer em todos os sinais que Jesus realizava inclusive aos sábados pois Ele é o Senhor de tudo, portanto Senhor também do sábado e com isso mostrava que o sábado foi feito para o homem e não o contrário, como dizer que se ama a Deus quando despreza-se um de seus filhos que precisa de ajuda com o pretexto de que é o dia do Senhor?Porém nos demais dias da semana continuavam insensíveis aos necessitados e qual era o pretexto?E nós qual é o nosso pretexto para não ajudar ou ignorar nossos irmãos?
Toda essa missão de Jesus foi coroada com o seu sacrifício perfeito que rasgou o véu do templo para que pudéssemos passar da morte eterna para a vida eterna, como será nossa eternidade?Depende de nós, se escutamos e colocamos em prática o que o Senhor nos diz ou não, a palavra do Senhor quando acolhida de todo coração produz bons frutos, já o afastamento de tudo que Jesus nos ensina nós estamos vendo os frutos dia-a-dia nos acontecimentos do mundo. Jesus continua trabalhando sempre como o Pai trabalha para a nossa salvação e nos fornece todos os meios para isso, Sua Palavra continua viva no meio de nós através do Seu Evangelho,  é preciso que a abracemos com amor pois ela nos dá vida, Jesus trabalha ainda de tantas outras formas: nos dando dignos ministros para que através dos sacramentos estejamos sempre ligados a Ele e sejamos sempre religados também quando estamos na morte do pecado e passamos à vida através da confissão, quando no batismo passamos das trevas à luz, quantas situações e pessoas Ele coloca em nosso caminho para que estejamos sempre com Ele. De fato o Senhor nos ama e trabalha sem cessar pela nossa salvação, peçamos a graça de um coração puro, lavado do orgulho e da soberba assim  reconheceremos sua presença incessante junto de nós e para que Ele nos chame um dia do túmulo para estar para sempre com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário