terça-feira, 19 de abril de 2011

O Evangelho aos olhos de um leigo

Evangelho (João 13,21-33.36-38)

Terça-Feira, 19 de Abril de 2011
Semana Santa



A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos,
21Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. 22Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando.
23
Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. 24Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. 25Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?”
26
Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Isca­riotes. 27Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”.
28
Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. 29Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: ‘Compra o que precisamos para a festa’, ou que desse alguma coisa aos pobres. 30Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite.
31
Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. 33Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me pro­curareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”.
36
Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas seguirás mais tarde”. 37Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” 38Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
   Jesus se comove diante da fragilidade dos seus discípulos, Ele sabe que embora o amem não serão capazes de O acompanhar  para onde Ele vai,  ou seja para o Santo Sacrifício da Cruz, pois o martírio por amor a Nosso Senhor, como sugeriu Pedro, que disse que daria a vida por Jesus, não é possível a nenhuma pessoa a não ser com a força e a capacitação do Espírito Santo que eles ainda não haviam recebido.As palavras de Jesus vão se cumprir mais tarde quando todos o abandonam, inclusive Pedro que o nega por três vezes antes que o galo cante. Jesus conhece nossa fragilidade, sabe que não somos capazes de ser seus discípulos até as últimas consequências e que muitas vezes nas primeiras dificuldades, fugimos, negamos Ele perante as pessoas e, como Judas, muitas vezes até o traímos e o trocamos pelo dinheiro, pelos prazeres desregrados, pelo ser aceito e agradar a  todos. Jesus se compadece de nós, nos chama de filhinhos, vê nossa pequenês na fé e por isso nos dá Santos meios para permanecermos firmes com Ele, Seu Santo Espírito,  a Santa Eucarístia, meio mais amoroso que Ele nos dá para estarmos perfeitamente unidos à Ele e foi com esses Santos meios que os discípulos mais tarde iriam perseverar até o fim na fé e alguns até o martírio, como Jesus disse a Pedro que ele não poderia acompanhá-lo naquela hora mas  mais tarde e de fato também Pedro teve a honra de morrer crucificado como Jesus tempos mais tarde. Jesus também nos dá o sacramento da confissão para recebermos seu perdão e oportunidades para repararmos nossas faltas, Pedro negou o Senhor por três vezes, mas se arrependeu, chorou amargamente e depois de ressuscitado Jesus lhe deu a chance de dizer-lhe por três vezes que o amava:"Pedro tu me amas?" e ainda lhe confiou a missão de apascentar Suas ovelhas, o Senhor não nos trata conforme nossas faltas, é misericordioso mas veja como é importante o arrependimento, chorar nossas faltas amargamente,  porque ofendemos ao Senhor, como fez Pedro que chorou, era um ser humano frágil, mas amava o Senhor. Com a graça do arrependimento podemos nos aproximar sem receio do sacerdote para confessar e confessar bem nossos pecados, sem medo mas sim com alegria, pois vamos receber o perdão do Senhor, nos tornar novos homens, novas mulheres unidos(as) ao Senhor, que nos capacita sempre para sermos verdadeiros discípulos. Peçamos essa graça de nos aproximarmos sempre dignamente dos Santos Sacramentos para sentirmos plenamente seus efeitos e não desgostar o Senhor, quando Jesus disse que um deles ia o trair, os discípulos ficaram desconcertados pois era o que qualquer verdadeiro discípulo não queria fazer, mas reiterando aqui: não é possível sermos verdadeiros discípulos sem a graça do Senhor, peçamos a Ele essa graça. Judas também era um discípulo, mas seu coração estava longe do Senhor, e assim o que poderia ser uma benção na vida dele tornou-se condenação e creio que é o que acontece com cada um de nós quando  nos aproximamos de Jesus nos sacramentos com um coração que não é sincero e que ainda não O ama, aí passamos a servir aos inimigos do Senhor, como Judas, livrai-nos Senhor desse mal e que nossos corações possam ser cada vez mais abrasados de amor por vós e aqui pedimos a ajuda de Nossa Senhora é ela quem pode melhor nos ensinar a amar e a sermos agradáveis a Jesus,  a oração do Santo Rosário é o melhor meio para obtermos essa graça, é a Santa escola de Maria, ela que  nos acompanha durante toda a vida e nos ajuda a permanecermos fiéis até o último instante, até a perseverança final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário