domingo, 3 de abril de 2011

O evangelho aos olhos de um leigo

Evangelho (João 9,1.6-9.13-17.34-38)

Domingo, 3 de Abril de 2011
4º Domingo da Quaresma

A- A+

— O Senhor esteja conosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
1ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 6E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.
8
Os vizinhos e os que costumavam ver o cego — pois ele era mendigo — diziam: “Não é aquele que ficava pedindo esmola?” 9Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”.
Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo!”
13
Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. 14Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: “Colocou lama sobre meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!”
16
Disseram, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros diziam: “Como pode um pecador fazer tais sinais?”
17
E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Respondeu: “É um profeta”.
34
Os fariseus disseram-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?” E expulsaram-no da comunidade.
35
Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: “Acreditas no Filho do Homem?” 36Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” 37Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”. Exclamou ele: 38“Eu creio, Senhor!” E prostrou-se diante de Jesus.

O homem vê as aparências, mas o Senhor vê o coração, é assim que lemos na primeira leitura, Deus não escolhe para ser ungido como rei, Eliab o filho de Jessé que tínha grande estatura e beleza, mas escolheu sim a Davi o filho mais franzino que cuidava das ovelhas. Jesus também em seu caminho vai ao encontro do cego de nascença que vivia sob desprezo e humilhação, já que na época quem nascia com algum defeito físico ou tínha alguma doença grave como a lepra era considerado impuro e nascido em pecado, aos olhos do mundo ele era um nada mas para Jesus ele era tudo. Jesus então unge o cego com barro, (como também Deus formou o homem do barro) e o cego após lavar-se na piscina de Siloe(que quer dizer enviado, ele foi lavado pelo enviado de Deus, a fonte de Agua Viva) recebe a graça de ver e muito mais que ver com os olhos do corpo,  ver com os olhos da alma e reconhecer em Jesus um enviado de Deus. Esse encontro com Jesus, é claro mudou a vida daquele homem, sobretudo porque ele soube reconhecer a ação de Deus ali e com gratidão passou a dar testemunho de Jesus à todos,  sem medo testemunhou até diante dos Doutores da Lei, que não se preocupavam com a situação dessas pessoas que viviam à margem da sociedade e nem se alegraram com a ação de Deus que curou o cego, mas antes se preocuparam porque Jesus o havia curado no sábado, viviam uma fé de teorias e práticas religiosas mas de conveniência por isso estavam insensíveis aos irmãos e até ao próprio Senhor, se o sábado era o dia do Senhor, Aquele que é o Senhor não só do sábado mas de tudo que existe, pode sim curar e realizar milagres no sábado e quem poderia curar um cego de nascença senão o Senhor. O próprio homem que foi curado mesmo sem a teoria dos doutores argumenta com sabedoria dizendo que Deus escuta o justo e se Jesus não fôsse um enviado de Deus, portanto justo, não teria se realizado tal milagre. O homem que fora curado não parou por aí, quis saber mais sobre o Filho do Homem e ao encontrar-se com Jesus novamente, Jesus se revela inteiramente a ele que faz então sua profissão de fé. Nós também, embora não tenhamos vivido naquela época, quantas vezes já fomos tocados por Jesus com tantas graças e até milagres que vemos acontecer em nossas vidas e nas vidas dos irmãos, somos tocados nos sacramentos do batismo, do crisma, da Santa Missa, da confissão e por aí vai e como reagimos? Como o cego que se deixou transformar ou como os pais dele que tínham medo de dar testemunho de Jesus, mesmo diante de tamanha graça? Infelizmente mesmo com tantas graças que Jesus  faz em nós não damos testemunho Dele para as pessoas da família, do trabalho, da escola etc, parece que é vergonhoso falar de Jesus,  é nadar contra a corrente que gosta de falar de tantas coisas vãs, parece que o proibido hoje em dia é falar de Jesus,  falar que se vai à Igreja....como Jesus mesmo diz essa cegueira é a pior e  a mais grave, Jesus nos tirou da cegueira espiritual, das trevas passamos à Luz  e agora viramos as costas a Ele e fingimos que nada aconteceu.... Vamos pedir essa graça de termos força para dar testemunho de Jesus diante do mundo, pois isso fará a diferença em muitas vidas, como faz nas nossas. Para que o Reino de Deus aconteça, é necessário sermos despojados de nossas comodidades, nossos apegos, esse era o medo dos fariseus, seria também o nosso medo? O cego não tínha nada e seu nada foi preenchido de Deus e ele passou a ter tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário